Muito se fala sobre as grandes empresas e multinacionais originárias do nosso país. Entretanto, você já parou para pensar nos negócios que faltam no Brasil? Isso porque mesmo estando sempre em evolução, ainda existem muitos negócios que podem ser novidades exclusivas para quem decidir empreender!
Dessa forma, se você está em busca de ideias para empreender fique sabendo que existem muitos negócios que faltam no Brasil, desde aluguel de roupa por assinatura até agência de viagens exclusiva para cegos. Essas são opções bem diferentes, não é mesmo? Mas saiba que todas as opções que iremos expor aqui já foram testadas e aprovadas em outros lugares do mundo.
Separamos uma lista com 9 negócios que faltam no Brasil para te ajudar e inspirar a encontrar o seu novo nicho de empreendimento. Além disso, existem opções desde mais básicas e mais baratas, até aquelas que necessitam de um investimento um pouco maior. Aproveite a leitura!
9 Dicas de negócios que faltam no Brasil
Antes de mais nada, ter gosto pelo empreendedorismo já é meio caminho andado para poder suprir a lacuna de negócios que faltam no Brasil. Entretanto, esse não é o único fator necessário exigido para quem deseja se tornar um empreendedor. Isso porque conduzir um negócio próprio requer além de criatividade, muito planejamento, organização e disciplina.
Como por exemplo, o Spotify (www.spotify.combr) foi lançado durante o ano de 2008, apenas dois anos após a sua criação que aconteceu durante 2006. Isso apenas após extensas rodadas de investimentos, correções e muitos ajustes até que o app se tornasse grandioso e prático como ele é atualmente.
Por esse motivo, antes de explorar com a gente quais são os negócios que faltam no Brasil é preciso ter uma boa ideia. Contudo, acima de tudo força de vontade para fazer com que ela saia do papel e ganhe forma, afinal, não basta apenas querer algo, é necessário se esforçar e colocar a mão na massa para que possa se tornar real.
Por esse motivo, separamos abaixo uma lista com 9 ideias que tem tudo para ser um grande sucesso no mercado brasileiro, veja:
1- Aluguel de Motorhome
Como apontam alguns levantamentos feitos pela Maximize Market Research (em inglês). Apenas nos Estados Unidos o aluguel de motorhomes movimenta aproximadamente 114 bilhões de dólares anualmente. Além disso, de acordo com o mesmo estudo, até o ano de 2029 esse mercado tende a crescer em cerca de 14,29% o que comprova seu grande potencial a ser explorado, até mesmo por outros países.
Essa é uma das opções de negócios que faltam no Brasil com uma grande chance de dar certo, levando em consideração a extensão territorial do país. Afinal, grande parte das pessoas que alugam esse tipo de automóvel fazem isso pensando em viajar a lazer. Principalmente se possuem uma família maior e com crianças, que ficam enlouquecidas com esse tipo de viagem.
Na Europa é bem comum se deparar com motorhome nas ruas, o que acaba nos levando a conclusão que sem dúvidas, essa é uma excelente opção para o brasileiro empreender. É possível se deparar com alguns motorhomes no Brasil, contudo, na grande maioria das vezes eles são usados no ramo country, por competidores de provas com animais.
2- Aluguel de roupa por assinatura – Negócios que faltam no Brasil
Por mais que essa não seja uma grande novidade, já que há um bom tempo existe a opção de aluguel de roupas por assinatura, no Brasil esse nicho estacionou em aluguel para festas e eventos de gala. Enquanto isso, em outros países existem empresas famosas, como a Rent the Runway que nos Estados Unidos trabalha com o aluguel de roupas para diversas finalidades em um sistema de assinatura. Desde peças de roupas mais básicas para o dia a dia, até opções de gala. Para quem deseja alugar, pode ir com a certeza de que irá encontrar a opção de roupa perfeita para vestir em qualquer opinião.
Sem sequer precisar se preocupar em ir às compras ou em extrapolar o seu orçamento apenas para comprar uma roupa para uma ocasião específica, por exemplo. Como modelo de negócio para empreender, essa opção é bem mais viável do que o aluguel convencional de trajes de gala, que está sujeito a sazonalidades.
Esse também é um dos principais negócios que faltam no Brasil que acabam apelando para a sustentabilidade, já que com o aluguel de roupas o consumo tende a diminuir. Isso sem falar da questão estética, já que no caso da empresa Rent the Runway existe uma grande curadoria de estilistas profissionais que trabalham diretamente no acervo para escolher as peças a dedo.
3- Horta Indoor
Em primeiro lugar, a insegurança alimentar aumenta rapidamente em escala global. Dessa forma, afetando diretamente principalmente os países mais pobres. Enquanto isso, em diversos outros países acaba sobrando alimentos. Ou seja, dando margem a todos os tipos de desperdício de alimentos, enquanto em muitos lugares eles estão em falta.
Nesse quesito, o Brasil se encontra como países campeões mundiais, desperdiçando anualmente aproximadamente 27 milhões de toneladas de alimentos. Detalhe importante: boa parte desse desperdício são causados na hora do transporte, armazenamento e manuseio incorreto, que acaba levando ao desperdício dos alimentos.
Pensando sobre isso, uma boa solução para diminuir esse desperdício seria a expansão de um dos negócios que faltam no Brasil: a horta indoor. Essa é a proposta trazida pela empresa francesa Prêt-á-Pousser. Dessa forma, ela fornece sementes, equipamentos necessários e insumos para realizar todo o plantio de gêneros de comida em espaços confinados.
4- Moda Inclusiva – Negócios que faltam no Brasil
A diversidade de gêneros nos últimos anos tem se tornado um dos temas que mais vem ganhando espaço no meio dos ativistas sociais. Posição reforçada pelos 2,9 milhões de homossexuais declarados no Brasil, isso segundo dados do IBGE (www.ibge.gov.br). Além disso, nem precisamos dizer que a pauta LGBTQIA + está em alta. Contudo, essa crescente popularização do tema parece que ainda não encontra o seu devido lugar no universo da moda.
Dessa forma, isso é o que sugere a lacuna de lojas e comércios do mundo da moda que procuram vender roupas sem distinção de gênero. Sem contar que esse é um nicho de mercado já bastante explorado em outros países. Sem dúvidas, esse é um dos negócios que faltam no Brasil com grande potencial para dar certo e formar scale-ups, principalmente entre o público mais jovem.
5- Consultoria especial contra acidentes com bebês
Quando as pessoas passam a se tornar pais e mães, sem dúvidas, uma das suas principais preocupações é a respeito da segurança do bebê. Isso porque uma casa que não se encontra bem preparada para abrigar uma criança pequena pode acabar se tornando uma “selva” cheia de armadilhas que podem comprometer a saúde dos pequenos.
Bebês de colo ou até mesmo aqueles que já estão engatinhando são ainda mais vulneráveis. Afinal, eles podem acabar se chocando contra alguns objetos espalhados pela casa e acabar sofrendo acidentes com móveis ou até mesmo colocando a mãozinha em quinas desprotegidas ou tomadas.
São infinitos detalhes para se preocupar, e é normal que os pais naturalmente lotados de tarefas da casa, trabalho e família não consigam pensar em tudo de uma vez. Por esse motivo, surgiu a brilhante ideia de consultoria contra acidentes com bebês, na qual um profissional da área faz um check-up completo na casa e no quarto do bebê.
Além de ajudar os pais com dicas e ideias de como deixar a casa mais segura para acomodar o bebê ou uma criança pequena que requer bastante cuidado e atenção. Dessa forma, esse é mais um dos negócios que faltam no Brasil pouco explorado na área de consultoria, mas que pode acabar dando muito certo e de quebra ajudando muitos pais. Principalmente os de primeira viagem que precisam lidar com muitas novidades e mudanças com a chegada de um bebê.
6- Cobrador de dívidas pessoais
Empresas próprias que façam cobranças para outras empresas não estão entre os negócios que faltam no Brasil. Contudo, se para essas empresas não falta para quem apelar quando a inadimplência acaba se transformando em um problema. O que podem fazer as pessoas que acabam se encontrando nessa situação?
Uma boa solução para esse problema é um cobrador de dívidas profissional, na qual sua função é abordar os devedores e então negociar com eles sobre o pagamento de valores que se encontram em aberto. Essa se trata de uma alternativa ideal para pessoas que por algum motivo se sentem constrangidas na hora de cobrar.
Ou que não têm coragem ou tempo de sobra para abordar devedores e reaver aquele dinheiro que ficou esquecido há tempos. Essa é uma excelente maneira de cobrar alguém, já que nesse caso a negociação acaba ficando entre duas pessoas. Assim, evitando precisar negociar com alguma empresa, o que muitas vezes acaba sendo algo bastante burocrático e até mesmo cansativo.
7- Agências fora da caixa de viagens
Nem todos que costumam viajar pensam em conhecer ou explorar os pontos turísticos em cidades badaladas, como por exemplo, Nova York, Paris ou Roma. A propósito, essas cidades possuem muitas mais atrações do que as tradicionais Torre Eiffel, estátua da liberdade ou coliseu. Dessa forma, existe uma ampla variedade de nichos turísticos para serem explorados, o que acaba abrindo espaço para uma série de negócios que faltam no Brasil.
Dessa forma, o turismo de aventura é um grande exemplo disso, no qual agências organizam passeios em locais de difícil acesso. Nos quais durante os passeios os turistas têm contato direto com a fauna e flora existente no local. Com uma pegada um pouco mais urbana, existem outras que oferecem passeios em carro de luxo e experiências gastronômicas inusitadas, ou então com chefs locais.
8- Agência de viagem voltada para cegos
Para quem não sabe, o turismo alternativo pode ser uma alternativa bastante inclusiva, principalmente com pessoas portadoras de algum tipo de deficiência (PCDs). Dessa forma, a agência inglesa Traveleyes, por exemplo, oferece opções de pacotes para pessoas cegas. Dentro do pacote é possível encontrar tours guiados e mais detalhados com grupos entre 14 e 20 pessoas.
A proposta segundo informações do próprio site da empresa é dar ênfase para experiências sensoriais, que inclui degustações e passeios em vinhedos. Além de mercados, ruas históricas e jardins, sempre em grupo de bastante pessoas.
Essa é uma opção de negócios que faltam no Brasil que já teve seu início por aqui. Isso porque em Curitiba a viagem acessível costuma fazer um trabalho parecido ao da agência britânica. Dessa forma, a diferença está no leque mais abrangente que no caso da empresa brasileira contemplam surdos e pessoas portadoras de necessidades especiais em geral.
9- Consultorias Domésticas – Negócios que faltam no Brasil
O ramo de consultorias não se encaixa em negócios que faltam no Brasil, entretanto, no segmento B2C (para consumidores pessoas físicas) ainda existe muito para ser explorado. Além disso, um dos nichos mais promissores dentro dessa área é o de consultoria em organização, também conhecido como personal organizer.
Nesse caso, o profissional contratado tem a missão de orientar pessoas que precisam de ideias e métodos para conseguir organizar desde o guarda roupa até a parte de limpeza de sua residência. Por falar em guarda roupa, outro modelo de consultoria doméstica que pode acabar dando certo é o de moda e estilo.
Em casos como esse, a empresa ou profissional contratado faz uma consultoria baseada em avaliações do estilo do cliente. Dessa forma, a partir dessas informações passa a sugerir mudanças no vestuário. É como acontece em casos de reality shows americanos, no qual o público indica pessoas que estejam precisando de um auxílio para melhorar sua aparência e sua forma de se vestir. Dessa forma, o empreendedorismo criativo tem se expandido cada vez mais em diversas partes do mundo.
Conclusão sobre os negócios que faltam no Brasil
Por fim, como você pode ver existem diversas opções de negócios que faltam no Brasil. Além delas existem muitas outras, como por exemplo: lojas automatizadas, personal chef, artesanato customizado entre outras diversas opções para quem deseja inovar na hora de empreender no Brasil.
O que não podemos deixar de falar é na falta de negócios mais inclusivos no país. Assim como é o caso da moda inclusiva, que muito além de levar looks novos para pessoas homossexuais ou trans, elas levam aconchego e afeto junto delas. O que muitas vezes é o que essas pessoas vem buscando para poderem se sentir mais incluídas na sociedade.
Esperamos que nossas dicas possam ter te dado clareza para definir um novo empreendimento que seja inovador no Brasil, afinal, opções disponíveis é o que não faltam. O mercado internacional oferece diversas novidades que valem a pena ser exploradas e pensadas em recriar por aqui.