Você sabe quais são os bancos que oferecem educação financeira? Cada vez mais instituições financeiras vêm criando programas de suporte aos seus clientes no intuito de passar a ele ensinamentos sobre as finanças para que o mesmo consiga gerir melhor suas rendas.
Além disso, os bancos que oferecem educação financeira vem crescendo mais nos últimos tempos por meio de uma regra exercida pelo Banco Central que entrou em vigor recentemente. Justamente, para que as instituições possam dar mais assistência sobre esse assunto.
Dessa forma, se você deseja se informar melhor sobre os bancos que oferecem educação financeira, e entender melhor como funciona cada programa, continue com a gente até o final do artigo. Tenha uma ótima leitura!
Regra do Banco Central sobre educação financeira oferecida pelos bancos
Primeiramente, juros, cobrança de taxas ocultas e falta de transferência são apenas alguns dos termos que normalmente estão no imaginário popular quando o assunto são instituições financeiras. Dessa forma, muitas vezes, elas são vistas como grandes “vilãs” do endividamento ou da falta de dinheiro pelas pessoas.
Contudo, uma nova regra estabelecida pelo Banco Central, pode acabar contribuindo para a mudança dessa visão. Em dezembro de 2023 o BC fez uma publicação sobre a resolução conjunta nº8, junto ao Conselho Monetário Nacional (CMN) que passou a exigir que instituições financeiras reguladas pelo órgão passassem a oferecer ações de educação financeira aos seus clientes.
A regulamentação passou a valer desde o dia 01 de julho de 2024, além de prever que sejam disponibilizadas algumas medidas para a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar de seus consumidores.
Outro foco do BC é no desenvolvimento de novas ferramentas que proporcionem aos clientes das instituições financeiras a formação da poupança e resiliência financeira (a capacidade de se recuperar de dificuldades financeiras momentâneas).
Assim, prevenindo não apenas a inadimplência, mas também o superendividamento. Uma situação mais crítica acontece quando uma pessoa passa a ter dificuldades de suprir suas necessidades básicas, como por exemplo, alimentação, saúde e moradia, isso pela falta do dinheiro. Além disso, as dicas de educação financeira para iniciantes são fundamentais.
Bancos que oferecem educação financeira
1- Banco do Brasil
O Banco do Brasil disponibilizou há alguns meses em sua página de relações com investidores (RI) a Política Específica de Educação Financeira da instituição para clientes empresariais individuais e pessoas físicas. Além disso, a medida atende à Resolução Conjunta nº8 e precisa ser revisada no mínimo no período de quatro anos.
Além disso, o banco destacou que já atua no tema de educação financeira há mais de cinco anos. Assim, disponibilizando aos seus clientes ferramentas de apoio à gestão financeira. Sem contar que a empresa desenvolve modelos analíticos de gerenciamento financeiro pessoal.
Que são responsáveis por promover orientações mais assertivas que estejam de acordo com o momento atual da vida do cliente, medida que procura seguir o princípio de personalização exigido pelo Banco Central em sua nova resolução.
Na frente de seus investimentos, o Banco do Brasil traz conteúdos para poder descomplicar o universo das aplicações financeiras. Dessa forma, na sessão “Onde investir” mensalmente são publicadas carteiras temáticas de renda variável. Já dentro da aba “Quero aprender” estão disponíveis alguns conteúdos que têm o intuito de ensinar de forma lúdica como se tornar um investidor.
Também existe o Blog BB que possui publicações periódicas de matérias que estejam relacionadas com educação financeira. Já para o público jovem, a instituição financeira ainda lançou o movimento de educação financeira “Rolê que Rende”. Sendo uma espécie de jogo digital que passa a estimular os mais novos a tomarem decisões financeiras mais conscientes em cada rodada.
3- Bradesco – Bancos que oferecem educação financeira
O Bradesco é outra instituição financeira que afirma ter começado a trabalhar com ações de educação financeira até mesmo antes da resolução do Banco Central. Além disso, a instituição busca disponibilizar algumas ferramentas que vão um pouco além dos tradicionais cursos e palestras.
Desse modo, buscando desenvolver jornadas, produtos e serviços financeiros que sejam para a gestão financeira de seus clientes. Ainda, pensando no futuro, o banco tem o intuito de aprimorar suas ações digitais com novas tecnologias e até mesmo Inteligência Artificial (IA).
Além dos conteúdos de educação financeira disponibilizados dentro de sua página institucional, o banco ainda fornece ferramentas que ajudam a facilitar o planejamento financeiro de seus clientes.
Uma das opções oferecidas está em “Meus Bancos” , um gerenciador presente dentro do aplicativo Bradesco, que permite que o cliente acompanhe suas movimentações de todas as suas contas e até mesmo em outras instituições participantes do Open Finance.
Ainda existe o app Invest+ que consolida a visão de todas as carteiras do investidor. Assim, facilitando a gestão financeira do dia a dia. Desse modo, outra iniciativa envolve a Universidade Corporativa do Bradesco, a Unibrad. Que lidera os programas de educação financeira para as populações ribeirinhas na região amazônica, refugiados, jovens e populações de renda baixa.
3- C6 Bank
Desde seu lançamento durante o ano de 2019, o C6Bank passou a desenvolver iniciativas para clientes e seu público em geral. Com o intuito de poder ajudar as pessoas a despertarem uma consciência financeira mais evoluída.
O banco ainda disponibiliza diferentes conteúdos gratuitos, cursos, workshops e cursos sobre temas relacionados à educação financeira. Além disso, recentemente a instituição afirmou também ter lançado iniciativas que irão ao encontro da nova regulamentação do Banco Central.
O chat de atendimento do aplicativo, por exemplo, recentemente mudou. Dessa forma, agora, caso pessoas físicas ou microempreendedores individuais (MEIs) busquem por termos de “Educação financeira” e “Finanças pessoais” eles serão para conteúdos para esses temas.
O mesmo acontece quando existe a procura por produtos de crédito como financiamentos e cheque especial. Em casos como esse, além da orientação sobre o melhor uso do produto, o C6 Bank também direciona os usuários para conteúdos que ajudam a auxiliar na tomada de decisões financeiras de maneira mais consciente.
Outra medida recente adquirida pela instituição financeira foi a criação de algumas playlists específicas no youtube, como por exemplo: “Saindo do vermelho”, “Começando a investir” e “Organizando as Contas”. Para tornar mais fácil a busca por vídeos de educação financeira por clientes e público geral.
4- Creditas
A Creditas atua com educação financeira desde o ano de 2018. Antes mesmo da resolução conjunta nº8, entretanto, o foco era uma base específica de clientes que estava no processo de contratação de produtos da instituição financeira.
Agora, com essa nova determinação do Banco Central, as iniciativas passaram a ser expandidas para fora dessa base, com conteúdos abertos diretamente no aplicativo da webinars e fintechs. Apenas em 2024 já foram realizadas cerca de cinco campanhas sazonais e três seminários on-line dentro do tema, voltada diretamente para os usuários da Creditas.
Desde março deste ano, também foram introduzidas trilhas educativas sobre educação financeira que estão prontas diretamente no aplicativo, alinhadas aos assuntos das campanhas. Além disso, existem diferentes módulos disponíveis dentro da plataforma. Com conteúdos sobre princípios de economia, finanças comportamentais e investimentos.
As orientações durante a contratação de crédito com a instituição financeira seguem sendo praticadas. Na fase pré-contratual a fintech busca entender o verdadeiro objetivo do cliente com o empréstimo. Já na próxima etapa, o objetivo é detalhar melhor as taxas de juros praticadas e ainda oferecer um glossário de siglas para que o cliente não tenha nenhuma dívida durante a contratação do produto.
Após todo procedimento ser concluído, os consumidores ainda conseguem contar com o atendimento de consultores por meio de telefone e chat, para conseguir tirar todas as suas dúvidas.
5- Itaú – Bancos que oferecem educação financeira
O Itaú informou que o banco faz parte da estratégia de sustentabilidade da instituição financeira e precede o novo normativo do Banco Central. Na visão do Itaú, um cliente bem informado passa a fazer melhores escolhas financeiras. Dessa forma, fortalecendo seu bem-estar no momento presente e no futuro.
O que acaba aumentando seu engajamento com a organização e consequentemente gera resultados no longo prazo. A agenda de trabalho do Itaú nessa frente procura desenvolver novas iniciativas de educação financeira que estão integradas à jornada de seu cliente, com foco na prevenção do superendividamento.
Dessa forma, nesse sentido o novo informativo passará a contribuir para o aprimoramento e fortalecimento dos esforços que o banco Itaú já vem realizando. Assim, reforçando o papel de diferentes áreas do banco dentro dessa jornada.
Além disso, a instituição financeira reforçou que suas ações de educação financeira são estabelecidas e avaliadas desde a pesquisa até a pós-contratação de cada produto oferecido. Visando ajudar os clientes a passarem a fazer escolhas que sejam mais conscientes.
Para isso, a instituição desenvolve algumas iniciativas de comunicação em diferentes momentos da jornada do cliente. A cada etapa concluída, o Itaú busca estimular a reflexão sobre a contratação do produto financeiro, apresentando novas informações sobre o melhor uso de cada modalidade de crédito disponível.
6- Nubank
O banco Nubank falou que atua de maneira permanente com educação financeira desde a sua criação, há cerca de onze anos atrás. Dessa forma, em nota eles ressaltaram: “Vale ressaltar que, paralelamente a todas as iniciativas que já temos nessa frente, atenderemos a nova resolução do Banco Central, assim como cumprimos com todas as obrigações regulatórias vigentes”.
A instituição financeira apresenta um blog dedicado a falar não apenas dos produtos e serviços oferecidos pelo próprio Nubank. Como também de conteúdos que não estejam relacionados à marca. Além disso, existem matérias sobre dívidas básicas do público, que envolvem alguns assuntos como juros de cartão de crédito até excelente opção de investimentos.
A empresa também lançou campanhas sobre educação financeira em suas redes sociais, além de ter disponibilizado a ação “Parece, mas não é Nubank” com foco principalmente na prevenção contra fraudes. Existe ainda a NuCommunity, uma comunidade digital voltada para clientes do banco poderem trocar dicas e informações.
Além disso, a instituição Nubank usa alguns critérios de educação financeira no desenvolvimento de seus produtos e serviços disponíveis. Seja incluindo conteúdos mais específicos sobre o tema ou adicionando algumas funcionalidades específicas, como por exemplo, notificações que sejam de interesse do cliente.
Desse modo, exemplos nesse contexto são as conhecidas “Caixinhas”, ferramentas utilizadas para guardar dinheiro de acordo com diferentes objetivos financeiros dos clientes. E o “Assistente de Pagamentos” que acaba auxiliando na hora de pagar as contas sem atrasos.
7- Santander – Bancos que oferecem educação financeira
Para o banco Santander, a grande mudança da nova resolução é a obrigatoriedade para estabelecer uma política propriamente dita de educação financeira. Além disso, a instituição financeira já desenvolvia ações específicas para seus clientes e conteúdos para seu público em geral.
A grande diferença é que agora essas iniciativas estão sendo amparadas por um regulamento e contam com a supervisão de um diretor. A instituição financeira já apresenta um processo de segmentação de persona. Dessa maneira, consegue entender melhor qual é o perfil de cada usuário e então verificar qual tipo de informação é relevante para determinado cliente.
Já que as orientações são bem diferentes de uma pessoa que é superendividada ou possui finanças sob controle, por exemplo. Outra ferramenta é a plataforma Santander On, disponível no aplicativo do banco que realiza uma verificação completa da saúde financeira do cliente. Assim, identificando a situação atual de seu CPF.
Além de todas ações digitais, o banco também oferece aos seus clientes programas presenciais sobre educação financeira. Dessa forma, um exemplo é o “Educar para Prosperar” voltado diretamente aos usuários do Próspera.
Plataforma específica da instituição financeira que atende microempreendedores. Dessa maneira, se a gente consegue ter uma população mais financeiramente saudável, todo o sistema consequentemente acaba saindo beneficiado.
Conclusão sobre os bancos que oferecem educação financeira
Os ensinamentos de educação financeira são fundamentais para uma vida mais próspera e financeiramente saudável. Fazendo isso, essa é uma maneira das empresas ajudarem seus clientes a se tornarem mais responsáveis financeiramente.
Sem contar que com essa nova regra do Banco Central, as instituições financeiras precisam começar a implementar programas de educação financeira que sejam uma forma de educar financeiramente aquelas pessoas que por falta de informação acabam caindo em endividamentos.
Por fim, fazendo isso consequentemente a instituição financeira acaba ganhando mais credibilidade pelos seus clientes. O que é ótimo para que ela acabe deixando para trás aquela fama de “levar os clientes para a falência ou pagar taxas desnecessárias”.