Nos dias de hoje, saber qual é a Previdência Social telefone é indispensável. Portanto, existem diversas maneiras de entrar em contato com os órgãos públicos atualmente, mas a mais eficiente segue sendo o telefone. Com apenas alguns cliques, você pode falar com um atendente da Previdência Social.
Sendo assim, além de conhecer a Previdência Social telefone, você precisa saber como a mesma opera. Desse modo, a importância da Previdência Social na vida dos brasileiros é imensurável. Neste caso, é essencial saber como entrar em contato para exigir os seus direitos e contar com segurança financeira em tempos difíceis. Além disso, você deve conhecer a diferença entre a RGPS e RPPS.
Dessa maneira, neste artigo você saberá qual é a Previdência Social telefone, além de outros meios de entrar em contato com a mesma. Para mais, entenderá como funciona a Previdência Social e quando poderá solicitar seus benefícios. Dessa forma, estará preparado para contar com o sistema previdenciário quando precisar.
O que é? – Previdência Social telefone
Primeiramente, antes de falarmos sobre a Previdência Social telefone, precisamos esclarecer o que a mesma é. Dessa forma, muitas pessoas conhecem o termo “Previdência Social”. Entretanto, sua função e importância para a vida dos brasileiros passa despercebida muitas vezes. Assim, entender o que é a Previdência Social e como a mesma funciona é de extrema importância.
Desse modo, a Previdência Social se trata de um seguro social no qual os trabalhadores participam ao contribuírem mensalmente. Portanto, o principal objetivo deste seguro social é garantir o suporte financeiro para o trabalhador quando ele não trabalhar mais. Neste caso, a Previdência Social tem um papel fundamental na aposentadoria dos brasileiros, pois é quem faz o pagamento previdenciário.
Sendo assim, é correto dizer que a Previdência Social é um sistema público que possibilita a aposentadoria dos trabalhadores brasileiros. Contudo, este seguro social está presente na vida dos trabalhadores brasileiros em outros momentos também. Dessa forma, o sistema previdenciário também atua para proteger os trabalhadores dos riscos econômicos. Entre os riscos econômicos mais comuns estão: invalidez, perda de rendimentos devido à doença, entre outros.
Dito isso, você poderá receber o suporte da Previdência Social em diferentes situações. O auxílio doença, por exemplo, poderá fazer toda a diferença em uma situação onde esteja com problemas de saúde. Por sua vez, o salário-maternidade tem uma função social indispensável para a sociedade. Outro exemplo seria a pensão por morte, que garante suporte a dependentes. Dessa maneira, é essencial saber como entrar em contato com a Previdência Social.
Canais de comunicação
Conhecer os canais de comunicação do sistema previdenciário é essencial. Desse modo, você poderá ligar para a Previdência Social telefone quando precisar. Além disso, existem outras maneiras de entrar em contato com a Previdência Social. Neste caso, não deixe de anotar em sua agenda ou em seu smartphone!
Dessa forma, a central de atendimento 135 é famosa por facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços que o INSS oferece, incluindo os da Previdência Social. Portanto, através da central 135 você pode agendar atendimento em uma agência, fazer requerimentos junto ao sistema previdenciário, fazer uma denúncia anônima, consultar a data de pagamento de um benefício, consultar o resultado de perícia médica, e muito mais.
Sendo assim, o horário de atendimento da central 135 é de segunda a sábado, das 7 às 22 horas. Vale destacar que esse horário vale para o teleatendimento, ou seja, para falar com um atendente. Quanto ao atendimento eletrônico, esse acontece todos os dias da semana, 24 horas. Portanto, sempre que precisar, mesmo fora do horário de teleatendimento, você pode fazer consultas na central 135. As chamadas de telefones fixos não têm custo, enquanto que, pelo celular, o custo é o mesmo de uma ligação local.
Para mais, também é possível tirar dúvidas através do site do governo federal (www.gov.br). Pela plataforma digital você pode entrar em contato através do chat ou consultar a ouvidoria. Além disso, é possível navegar entre diversas opções sobre todos os serviços que o INSS oferece, incluindo a Previdência Privada.
RGPS e RPPS
Agora que você já conhece a Previdência Social telefone, é importante saber a diferença entre RGPS e RPPS. Dessa forma, muitas pessoas já ouviram falar sobre as duas siglas, mas poucas sabem o que realmente significam. Portanto, você precisa saber que RGPS e RPPS são tipos diferentes de regime da Previdência Social.
Dito isso, os especialistas estipulam as regras para a aposentadoria a partir desses dois regimes. Sendo assim, o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) é o mais abrangente deles. Assim, os trabalhadores com carteira assinada são todos automaticamente pertencentes a este regime.
Sendo assim, os trabalhadores rurais, trabalhadores autônomos, trabalhadores urbanos, empregados domésticos e segurados especiais (que inclui pescadores e pequenos produtores) têm o RGPS como tipo de Previdência Social. Para mais, ao contribuir com o RGPS uma pessoa se torna um segurado facultativo.
O INSS utiliza a sigla RGPS para identificar os trabalhadores com o regime geral como tipo de sua Previdência Social. Dessa maneira, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é a autarquia federal responsável pela administração do RGPS. Portanto, quando alguém usa a expressão “segurados do INSS” está, na verdade, se referindo aos “segurados do RGPS”.
Por sua vez, a sigla RPPS significa Regime Próprio da Previdência Social. Esse tipo de regime é exclusivo dos servidores públicos que são mantidos por diferentes entes da federação, como os municípios, estados, distrito federal ou até mesmo o governo federal. Desse modo, cada uma das autarquias da administração pública pode definir as próprias regras da Previdência Social.
Conclusão sobre Previdência Social telefone
Por fim, conhecer a Previdência Social telefone vai ter um impacto muito positivo em sua vida profissional. Sendo assim, a Previdência Social tem um papel fundamental na aposentadoria dos brasileiros e em outras situações. Os canais de comunicação da mesma estão disponíveis para tirar dúvidas e fazer requerimentos, sem a necessidade de sair de casa.
Desse modo, a central de atendimento 135 reúne diversos serviços e não cobra nada no caso de ligações através de telefone fixo. O horário do teleatendimento é de segunda a sábado, das 7 às 22 horas e você consegue solicitar vários serviços. Entre os principais serviços estão: fazer denúncia anônima, agendar atendimento presencial em agência, consultar resultados e muito mais.
Dito isso, existem dois tipos de Previdência Social: o primeiro deles é o mais comum e se chama Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Com exceção dos funcionários públicos, todos os trabalhadores brasileiros estão automaticamente no RGPS. O Regime Próprio da Previdência Social (RPPS), por sua vez, diz respeito aos funcionários públicos. Neste caso, cada autarquia da administração pública tem autonomia para definir as próprias regras previdenciárias.
Portanto, se você precisar solicitar algum serviço, tirar dúvidas, fazer consultas ou uma denúncia anônima, não deixe de utilizar a Previdência Privada telefone. Essa é uma maneira rápida e prática de utilizar o sistema previdenciário no dia a dia. É essencial estar sempre atento a como funcionam os direitos do trabalhador para saber quando e como utilizá-los.